Chakras: os centros de energia do corpo sutil

Você está visualizando atualmente Chakras: os centros de energia do corpo sutil

Os chakras, que têm a tradução de rodas de luz, são popularmente conhecidos pela sua coloração “arco íris”, permeando a extensão da coluna vertebral, até o topo da cabeça. Eles são os centros de energia, localizados no nosso corpo energético (pranamayakocha) e tem relação direta com os 5 elementos da natureza, com a mente, emoções, septênios, órgãos internos, glândulas endócrinas, plexos nervosos, sentidos de percepção e órgãos de ação.


É dito na cultura védica que o corpo sutil adoece antes do corpo físico. A prática de Yoga é, essencialmente, um condicionamento energético, onde manipulamos através de práticas respiratórias (pranaymanas), posturais (asanas), feixes energéticos (bandhas), gestos com as mãos (mudrás), cânticos (mantras), visualizações, entre outros, o prana, a energia vital.


Quando a energia vital não consegue acessar os chakras, estes perdem o seu funcionamento e entram em desordem, causando desequilíbrios no campo sutil e consequentemente no corpo material, denso- acometendo enfermidades corporais e ou psicológicas.


Apesar de ser mais coerente aprender o Sistema de Chakras a partir dos chakras mais densos para os sutis (de baixo para cima seguindo a coluna vertebral), o nosso amadurecimento e evolução nem sempre são de ordem linear. Não é possível entrar genuinamente na jornada dos chakras sem reconhecer os 5 elementos da natureza: terra, água, fogo, ar, espaço como ferramentas divinas de força e transformação.


Tais elementos, presentes na natureza, são extremamente curativos e alquímicos (povos ancestrais trazem esta rica bagagem). Como, para o Yoga, somos uma projeção do macrocosmos, os 5 elementos também estão dentro de nós e podem ser veículos de autoconhecimento e cura.


Temos inúmeros chakras ao longo do corpo, que estão unidos entre si por canais energéticos (nadis), mas sete são os principais:

1- Muladhara Chakra- região saco coccígea/ períneo


2- Swadhisthana Chakra- Região sacro lombar/ baixo ventre


3- Manipura Chakra- Plexo solar


4- Anahata Chakra- Coração


5- Vishuddha Chakra- Garganta


6- Ajna Chakra- Centro da testa


7- Sahasrara Chakra- Topo da cabeça

O corpo humano, na visão do Yoga, não é um mera forma densa com uma série de neurônios e sistemas. O corpo humano não é uma “máquina perfeita”. É um organismo vivo, pulsando, uma realidade animada pela mesma Consciência que rege as leis universais e da natureza. Não estamos separados, somos natureza e os Chakras nos trazem esta lembrança em forma de cura, arte e transformação.

Hari Om!